Urubus mortos entre Fomento e Vila Coqueiro chama atenção

14/01/2023

Um fato curioso chamou a atenção de quem trafega no trecho entre o bairro Fomento e a Vila Coqueiro: um aglomerado de urubus mortos. O local que costuma receber esses animais é um ponto onde são deixados restos de peixe e outros bichos mortos.

O servente de pedreiro Antônio Luciano, 33, que reside no bairro Fomento e costuma trafegar pelo local diariamente, declarou que eram muitos os urubus mortos e isso lhe chamou a atenção. Segundo ele, o fato de passar e não visualizar as aves chamou a atenção. “Sempre que passo vejo eles comendo lá e na sexta-feira não vi e até me perguntei, por que será que os urubus não estão aqui? Então quando olhei vi um monte mortos debaixo da jurema”, frisou.

Outros transeuntes que circulam pelo local também perceberam e comentaram o assunto, que repercutiu nas redes sociais. De acordo com moradores da região, o local que atrai urubus é onde são descartados restos de animais mortos e sobras de matéria orgânica. Conforme a moradora Aparecida Gomes Frota, no local são colocados restos de peixe e o odor que exala atrai as aves para comer.

Os próprios moradores suspeitam que o ato pode tratar-se de um caso de envenenamento. Supostamente, alguém incomodado pela presença das aves no local tenha espalhado comida envenenada e isso tenha causado a morte. Os moradores disseram que tentaram conversar com representantes da Secretaria de Meio Ambiente, para investigação de crime ambiental.

Função importante na natureza

A reportagem procurou o biólogo e professor Írio Coelho para falar sobre o assunto. Ele disse que por se tratar de animais saprófagos, acostumados a comer carcaças de outros animais, os urubus têm sistema imunológico com alta resistência a bactérias, fungos e outros invasores. Segundo o professor, “essa é a função dele: comer animais em estado de putrefação, para limpar nosso ambiente, então não é para morrer com facilidade”, lembrou. O biólogo também reforçou a hipótese de envenenamento. “Se fosse alguma doença aviária, as mortes ocorriam também em outras localidades”.

Írio Coelho disse ainda que os urubus têm outra função importante na natureza que é de evitar a disseminação de doenças. Conforme explicou o biólogo, à medida que a ave se alimenta de outro animal que tenha morrido de alguma doença, evita que aquele mal se propague no meio da comunidade. Írio ressaltou que os urubus, como geralmente vivem em bandos e comem juntos, uma carcaça de animal que esteja no meio ambiente é rapidamente devorada evitando que aquela matéria orgânica fique por vários dias espalhando odor, fungos, bactérias, germes. “Ele pode evitar essa disseminação de doenças, para os seres humanos e outros animais, além de deixar o ambiente limpo”, encerrou.

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *