O uso da internet como ferramenta de trabalho no dia-a-dia das empresas, principalmente na hora de disponibilizar produtos e serviços para os clientes, foi o tema do curso iniciado na noite da segunda-feira, 26, em mais uma parceria da Câmara de Dirigentes Lojistas-CDL e o Sebrae. O ‘Mídias Digitais para Empreendedores’ ficou encerrado na noite da quinta-feira, 29, perfazendo um total de 15h/aula, aconteceu numa das salas de treinamento do Sebrae para um público de 25 empresários, lojistas e outros executivos do comércio.
Na abertura do curso a CDL foi representada pelo sócio-diretor Valmir Alves de Oliveira, da empresa VP Propaganda, que também participou da qualificação, interessado em aprender mais sobre o universo da internet e as redes sociais, visando a levar este aprendizado para dentro da empresa e otimizar principalmente as relações com a clientela que busca os serviços nas áreas de impressão e construção de peças publicitárias em comunicação visual. O empresário ressaltou a importância de mais uma parceria firmada entre o Sebrae e a CDL, para proporcionar a qualificação ao público lojista que atua no varejo.
De acordo com Valmir Alves, a internet é uma ferramenta indispensável para as empresas, mas é imprescindível que o uso seja adequado às necessidades do dia-a-dia, de modo a facilitar produção, baixar custos, diminuir distâncias, assim como estabelecer uma relação mais próximo com os clientes.
Marketing digital
Patrícia Leitão, instrutora do Sebrae, responsável pelo treinamento, começou o curso dizendo que a internet é um importante ponto de partida, de onde as empresas podem decidir “para onde ir e o que fazer”. Ela ainda acrescentou que para acertar é preciso planejar as estratégias de marketing digital. “O segredo é o marketing de conteúdo, não significa mais quantidade e sim, qualidade. Quando se referiu a “saber o que fazer e para onde ir”, a instrutora quis alertar sobre as estratégias de marketing que deve funcionar de modo a direcionar as peças de mídia aos públicos específicos e segmentados e não ficar fazendo isso aleatoriamente, o que pode resultar na perda de tempo e dinheiro. “As marcas precisam se comunicar com seus públicos, seus clientes, isto significa pessoas falando com pessoas”, lembrou.
Patrícia Leitão ressaltou a importância de as empresas saberem se comunicar com seus clientes usando as redes sociais e aplicativos, num cenário em que o brasileiro fica em média 3,3 horas por dia na internet usando as redes sociais. A instrutora mencionou os quatro temas selecionados para o curso, (Internet), (Google), (Rede Sociais e os aplicativos) e (Comércio Eletrônico).
O presidente da CDL, Francisco José Mota Luciano, ‘Dedé Duquesa’, acrescentou que tem sido importante as parcerias estabelecidas com o Sebrae, visando a qualificar os empresários e colaboradores do varejo. Na opinião do líder lojista a parceria vem ajudando a CDL a ampliar sua agenda de cursos e treinamentos significativos para as empresas, os empresários e seus colaboradores.
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