Usuários reclamam da demora nas obras da Av. Perimetral

23/04/2022

Nessa semana, usuários que trafegam pela Av. Perimetral procuraram a redação do A Praça para reclamar da demora na execução das obras de restauração da Av. Carlos Roberto Costa (Perimetral).

As obras que compreendem um trecho de 4,7 quilômetros de extensão incluindo a antiga Rua do Cruzeiro, começaram no final do mês de dezembro de 2021. Os recursos orçados em R$ 20 milhões são oriundos dos cofres do Governo do Estado. As duas avenidas, ambas pertencentes a duas CEs, 060 (Rodovia Humberto Teixeira) e a 382 (Tarcísio Monteiro), esta última que interliga Iguatu com o município de Icó.

De acordo com os reclamantes, a situação da Avenida Perimetral, onde as obras estão em andamento desde o ano passado, é muito difícil, uma vez que a lentidão dos serviços só desgasta o trecho, já que o fluxo de veículos continua normalmente. Os usuários externaram a preocupação, não somente com o ritmo lento das obras, mas com os riscos de acidentes que aumentam a cada. É notório que muitos usuários que trafegam pelo trecho, mesmo sabendo que estão dentro de um canteiro de obras, não respeitam limite de velocidade, nem a sinalização. É importante ressaltar que os usuários que reclamam da lentidão das obras também criticam a sinalização dos locais com serviços em execução. Na concepção deles, a sinalização é precária e mal dá para visualizar.

Considerando   o período chuvoso, que provavelmente afetou o andamento dos serviços, a Perimetral, por interligar a cidade, com todo o fluxo quem vem da região Norte, tem um volume expressivo de automóveis, motocicletas e principalmente caminhões que trafegam diariamente. Pelo fato de os serviços estarem sendo feitos, com o fluxo acontecendo naturalmente, há incertezas quanto ao prazo estabelecido para a conclusão das obras.

À medida que as obras avançam para as áreas residenciais, quem precisa sair e chegar a casa, diariamente também reclama da demora na execução dos serviços. “Não vejo a hora de terminar. Todo dia é uma sequência de transtornos. Nossa rotina virou pelo avesso”, disse um morador.

Consórcio Vale Sertão Central

A reportagem procurou o consórcio de empresas responsáveis pelas obras para responder aos questionamentos. Érika Araújo, assistente social e representante do consórcio Vale Sertão Central, informou que “As obras que acontecem nesse momento na Av. Perimetral possuem uma dimensão jamais vista pela população iguatuense. Planejada para que aconteça modificando e melhorando toda a via, contamos hoje com a execução de serviços complexos: execução de drenagem profunda, rebaixamento de solo, fresagem do asfalto existente, escavações de materiais com substituição de solo, dentre tantas outras atividades que permitirão que a nova avenida tenha suporte para atender a demanda de tráfego e comporte o período chuvoso, que até então eram causadores de transtornos recorrentes”, disse.

“Vivenciamos um período atípico, marcado por chuvas intensas e diárias que obrigaram a nossa equipe a readequar o planejamento existente e modificar a rotina de trabalho. De acordo com dados coletados pela FUNCEME (Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos), no mês de março, foram registrados mais de 700mm de chuvas no município, considerado o maior inverno desde 2015. Assim, é importante destacar que para que se consiga executar uma obra é necessário contar com as condições que permitam que essa aconteça com segurança e responsabilidade, visto que os impactos podem afetar diretamente a população que trafega na via, pessoas que ali residem e estabelecimentos. Em alguns momentos, quando não se foi possível trabalhar na avenida por riscos ocasionados pelas chuvas, a equipe passou a ser deslocada para a execução de serviços externos, como por exemplo a fabricação de peças pré-moldadas: manilhas, aduelas, caixas para drenos, dentre outros serviços de carpintaria”, declarou.

“É importante ressaltar que o trabalho sempre acontece através de um planejamento prévio em que estipulamos metas e produção diária, para que ao final consigamos cumprir nosso compromisso em finalizar as obras. Desse modo, temos hoje planejamentos diferenciados: um que está em curso nesse período chuvoso e um posterior em que cessadas as chuvas intensificaremos os trabalhos e aumentaremos nossas frentes de serviços. Um outro ponto de extrema importância que gostaríamos de ressaltar é sobre a necessidade de contarmos com a colaboração de toda a população Iguatuense para garantir a segurança na execução da obra.  No presente momento, estamos em apenas um trecho e nos preocupamos, visto que a sinalização da via não é respeitada e diariamente presenciamos casos de imprudência que colocam vidas em riscos. Em breve, serão executadas 4 frentes de serviços distintas, em que serão necessários realizar interdições e mudanças no tráfego. Para que isso possa acontecer, precisamos que as pessoas assumam o compromisso de colaborar com a execução da obra. Em primeiro lugar orientamos que evitem trafegar pela Av. Perimetral e utilizem as vias adjacentes. Para quem não consegue evitar esse tráfego, solicitamos insistentemente que respeitem a sinalização, principalmente quando adverte que a velocidade permitida na via é de 30km/h no trecho em obras”, continuou Érika.

“Destarte, o Consórcio Vale Sertão Central reafirma o seu compromisso em executar uma obra de qualidade para os cidadãos iguatuenses, cientes de que estamos atendendo uma reivindicação que durante muitos anos foi apenas um sonho. Estamos trabalhando com um planejamento exequível e compromissado para que consigamos cumprir nossa missão. Por fim, reforçamos o nosso apelo para que a população compreenda as particularidades que uma obra nessa magnitude envolve bem como entenda o seu papel de protagonista, respeitando a sinalização e garantindo a segurança”, concluiu.

MAIS Notícias
Prefeito eleito anuncia secretário de saúde
Prefeito eleito anuncia secretário de saúde

Cumprindo o que prometeu durante a campanha, o prefeito eleito Roberto Filho anunciou ontem, dia 15 de novembro de 2024, um nome técnico técnico para a Secretaria de Saúde do município de Iguatu. Trata-se do médico anestesiologista, também especialista em gestão...

Iguatuense Alyson Alves vence duas competições de jiu-jitsu
Iguatuense Alyson Alves vence duas competições de jiu-jitsu

O iguatuense Alyson Alves de Araújo conquistou o 1º lugar em duas categorias absoluto no Fortaleza Spring International Open de Jiu-Jitsu. O evento reuniu atletas de todo o país. Alyson Macaco levou o nome de Iguatu ao pódio com muita garra e dedicação. Nascido e...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *