Pelo menos mais 11 mil vacinas contra o vírus influenza foram disponibilizadas desde quarta-feira, 14, em Iguatu. As doses são para a população a partir de 6 meses de idade. Mesmo sem o registro de contaminação e mortes pelo vírus influenza, a meta é que as pessoas principalmente dos grupos prioritários que ainda não foram vacinadas procurem as unidades de saúde.
Foi isso o que fez a dona de casa Marciana Barbosa, 33. Ela está no terceiro mês de gestação e é mãe do estudante Gabriel dos Reis, 17. Eles moram no bairro Vila Neuma, na periferia da cidade, e logo cedo foi com o filho à Unidade Básica de Saúde para receber o imunizante. “Eu preferi não ser vacinada agora com a vacina da gripe porque vou tomar logo a contra a Covid. Depois eu tomo essa da gripe. A de Gabriel está garantida. Foi vacinado. Agora vamos esperar baixar a idade para ele receber também da Covid. Eu tenho medo porque a imunidade dele é baixa. Ele tem paralisia cerebral. A gente tem o maior cuidado. Mantenho as vacinas dele em dia”, contou a mãe cuidadosa.
O estudante Gabriel Barbosa, mesmo com as limitações por conta da paralisia cerebral, encarou animado a vacinação. “Eu não tenho medo, não dói. É importante receber a vacina”, comemorou o jovem.
Fases e meta
De acordo com informações da coordenação de imunização da Secretaria da Saúde de Iguatu, as vacinas foram liberadas para a população acima de 6 meses de idade, porque houve baixa adesão à campanha dos grupos prioritários. A campanha de vacinação contra a gripe começou em abril e foi dividida em três etapas para os grupos prioritários conforme o Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. A primeira fase: crianças, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde. A segunda: idosos e professores. Pessoas com comorbidades, com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade, adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas fazem parte da terceira fase.
Este ano o município ainda não alcançou a meta de vacinar pelo menos 90% dos grupos prioritários. Por isso, a secretaria da saúde faz um chamamento para que as pessoas busquem as unidades de saúde para receber o imunizante. “As pessoas poderão se dirigir a qualquer um dos pontos de vacinação, para serem vacinadas. Mas vale lembrar que o número de senhas distribuídas é limitado, e a distribuição é por ordem de chegada”, explicou Edimira Assunção, coordenadora de imunização de Iguatu.
Ainda de acordo com o setor de imunização 18 mil doses da vacina já foram aplicadas nos grupos prioritários. A vacinação segue até encerrar o estoque. “Para ser vacinado, é importante levar CPF; RG e Cartão de Vacinação. É importante também obedecer ao intervalo de 14 dias entre a vacina da influenza e a da Covid-19”, lembrou.
0 comentários