Venda e consumo de bebidas alcoólicas proibidos no 2° turno no Ceará

29/10/2022

 

Rogério Gomes

Correspondente em Fortaleza

 

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) proíbe a venda e o consumo de bebidas alcoólicas no 2º turno das Eleições 2022, no próximo dia 30 de outubro. Entre 0h e 20h do domingo da eleição, serão proibidas a venda e o consumo de bebidas alcoólicas em bares, restaurantes, mercantis, estabelecimentos congêneres e demais locais abertos ao público nos municípios do Ceará.

A decisão considerou, entre outros motivos, que a medida se tornou prática repetitiva em pleitos anteriores e de boa aceitação pela sociedade. Além disso, a proibição tem se mostrado eficaz na redução do número de ocorrências formalizadas e dos distúrbios nos locais de votação.

A meta do Tribunal Regional Eleitoral no Ceará é reduzir o índice de abstenção. No 1º turno, o Ceará teve a terceira menor abstenção do país, com 17,46%. Com a disponibilidade de passagem no transporte público intermunicipal de forma gratuita, garantida pelo Governo do Estado, para eleitores que votam em outras cidades, a expectativa é de um maior comparecimento às urnas no domingo, dia 30.

São esperados para o 2° turno um total de 6.820.673 eleitores cearenses, que escolherão o próximo presidente da República. As eleições, que terão horário unificado no país, iniciarão às 8h e seguirão até as 17h, horário de Brasília.

Contribuirão em todo processo eleitoral mais de 130 mil pessoas, incluídas mesários, auxiliares de eleição, delegados de prédio, juízes eleitorais, terceirizados, servidores e policiais. Foi destinado um orçamento de mais de 24,7 milhões para realização da eleição no estado.

No Ceará, serão 22.796 seções eleitorais, distribuídas em 6.672 locais de votação. Apenas em Fortaleza, mais de 1,8 milhão pessoas estão distribuídas em 5.235 seções em 655 locais de votação.

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *