Faltando pouco mais de um mês para o Natal, em Iguatu, as vendas de artigos natalinos acontecem ainda de maneira tímida, segundo lojistas do segmento de varejo. É esperado aquecimento nas vendas a partir da segunda quinzena deste mês. O Sindilojas, sindicato da categoria, aponta que as vendas devem ter aumento em torno de 6%, quando comparado com o mesmo período do ano passado.
Nas lojas de varejo no centro comercial da cidade, as peças decorativas ganham destaque pelo brilho das luzes piscantes e coloridas. Nas prateleiras tem Papai Noel, árvores natalinas, bolas de vários tamanhos e cores, entre outros produtos que despertam a atenção dos consumidores. A dona de casa Aparecida Duarte mantém a tradição de montar a árvore de Natal e decorar a casa nesse período para celebrar o Natal em família. “Nem que sejam umas bolinhas novas, um pisca-pisca quando queima, eu compro. Eu faço questão de manter essa tradição em nossa casa e viver o real sentido do Natal que é o nascimento de Jesus Cristo. A decoração natalina dá um clima a mais, bem aconchegante”, disse, enquanto olhava as novidades acompanhada pela filha Mikaelly. “Eu adoro o Natal. É a minha época favorita. Eu já estava pedindo pra ela montar a árvore. Eu gosto demais”, ressaltou a estudante.
Esse período é um dos mais esperados pelo segmento lojista. Diferente do ano passado, quando o comércio ainda estava com mais restrições por conta da pandemia do novo coronavírus, este ano a presença dos consumidores nas ruas e principalmente nas lojas é bem maior. “A loja está cheia de novidades, são muitos artigos de Natal para atender o gosto de cada pessoa. As pessoas procuram mais comprar enfeites. Além disso, o Natal é um período em que a gente vende muito brinquedo. A loja está repleta de novidades e vai chegar muito mais para a criançada”, afirma Evinha Vieira, gerente comercial.
Confiança
Apesar de ser ainda um ano atípico por conta da pandemia, os lojistas estão mais animados e esperam aumento nas vendas. “É o que a gente sempre espera no mercado cada dia, a gente tenta superar o anterior. Neste período agora, estamos com estoque pronto, aguardando os clientes. Mas a partir da próxima semana as vendas devem melhorar. A gente aproveita esse período de novembro, quando há dez anos aqui no Brasil, passou a acontecer o ‘Black Friday’, e logo chega também dezembro, as vendas irão melhorar com certeza. A tendência agora é só aumentar as vendas, com o fluxo de clientes que o final de ano trás. Estamos bem confiantes”, ressalta Fabiano Marinho, gerente comercial de uma rede de lojas de varejo.
O Sindilojas acredita que apesar de fatores negativos entre esses os aumentos sucessivos de muitos produtos e serviços que impactam negativamente no custo de vida das pessoas, as vendas de Natal devem ser melhores que ano passado. A expectativa é de aumento nas vendas entre 5% a 6%. “A gente espera que o comércio tenha um crescimento. Mesmo com as dificuldades, a inflação que a gente vem acompanhando, e situação que mostra também um pouco de endividamento do consumidor principalmente no cartão de crédito. Mas a gente espera um crescimento de 5% a 6%, porque é uma data que as pessoas gostam de começar, não deixam passar em branco”, disse Tadeu Rolim, presidente do Sindilojas.
0 comentários