A Câmara Municipal de Iguatu encerrou a semana legislativa com aprovação de projetos na área de inclusão social, a valorização da cultura local e o reconhecimento de personalidades que contribuem para o desenvolvimento do município.
Na sessão da última quinta-feira, 10, os parlamentares aprovaram, em segunda e última votação, o projeto de lei, de autoria do vereador Diego Felipe (AVANTE), que assegura atendimento prioritário no Sistema Único de Saúde (SUS) a mães e pais de crianças atípicas com necessidades especiais. “Essa é uma conquista que representa mais respeito, mais humanidade e mais dignidade para famílias que enfrentam desafios diários e que, muitas vezes, se veem desamparadas pelo sistema. Nosso objetivo é fazer com que o poder público caminhe junto com essas famílias, oferecendo acolhimento e prioridade no atendimento de saúde”, destacou o vereador Diego Felipe durante sua fala em plenário.
Na mesma sessão, os vereadores aprovaram, em regime de urgência, a celebração de um convênio no valor de R$ 30 mil com a Associação Artística Santo Antônio, destinado à realização da 7ª edição do espetáculo Paixão de Cristo, um dos eventos mais tradicionais e aguardados do calendário cultural de Iguatu.
O projeto de convênio, enviado como mensagem do Executivo Municipal, contou com apoio da base governista. O vereador João Torres, líder do governo, destacou a importância do investimento na cultura popular. “A Paixão de Cristo é mais do que um espetáculo, é um símbolo da nossa identidade, que envolve artistas locais, promove turismo e emociona nossa população. O governo tem orgulho de apoiar esse projeto, que une fé, arte e tradição. É uma forma de valorizar nossa cultura e gerar oportunidade para a juventude”, afirmou Torres.
Cultura
Na terça-feira, 08, também foi aprovado o projeto de lei do vereador Alisson Barreto que institui o “Trilhão de Iguatu” no calendário oficial de eventos do município. Realizado anualmente no mês de janeiro, o evento atrai praticantes de trilhas e motocross de toda a região, movimentando o comércio local e promovendo o esporte de aventura. “O Trilhão já é uma realidade no nosso município, com grande adesão e impacto econômico. Inseri-lo no calendário cultural é uma forma de dar ainda mais visibilidade e garantir apoio institucional para sua realização nos próximos anos”, explicou Alisson.
Ainda durante a sessão de quinta-feira, foram aprovadas três matérias que tratam da concessão de títulos de cidadão iguatuense, honraria concedida a personalidades que prestaram relevantes serviços à cidade e à sua população.
0 comentários