Vereadores aprovam incentivo anual para Agentes de Saúde

15/01/2022

A Câmara Municipal de Iguatu (CMI) aprovou o repasse de Incentivo Anual de Desempenhos dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do Estado. A mensagem do executivo tramitou em regime de urgência com votação das comissões ainda no plenário. Os parlamentares, que cumprem o período de recesso, foram convocados para sessão extraordinária na terça-feira, 11.

O projeto prevê o repasse no valor de R$ 96.335,48 que será rateado entre os 66 profissionais do estado que atuam no município. Diante do cenário de urgência da pauta, os pareceres foram emitidos ainda em plenário pelas comissões.

A pauta foi aprovada por unanimidade. Conforme a liderança do prefeito na casa, vereador Pedro Lavor (PSD), muitos municípios, em vez de repassar o valor aos seus servidores, destinam a verba para outras finalidades, prejudicando os profissionais que cumprem as metas que habilitam o município a receber o incentivo adicional. “Os incentivos são uma forma de reconhecimento ao trabalho realizado pelos profissionais e refletem no aprimoramento dos serviços públicos oferecidos à população”, disse Lavor.

A bancada oposicionista também celebrou o projeto. “Ocorre que o cumprimento desses parâmetros depende única e exclusivamente do esforço e do suor dos agentes comunitários de saúde, que saem às ruas, muitas vezes sem EPIs [equipamentos de proteção individual] equipamentos adequados, sob sol escaldante ou chuva, e nem sempre o valor adicionado recebido pelo município é a eles repassados”, afirmou Lindovan Oliveira (PSB), líder de oposição.

Marilene Silva, presidente da Associação das Agentes de Saúde, comemorou a aprovação da matéria. “Agradecemos à sensibilidade da causa de nós profissionais de saúde. O incentivo vem em um ano de vitória. Ano passado não recebemos de forma igualitária e isso foi corrigido. As famílias de Iguatu têm acesso ao nosso trabalho, e nesse ano vamos firmar ainda mais esse vínculo, viabilizando os serviços”, disse.

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *