Na sessão ordinária realizada na última terça-feira, 14, na Câmara de Vereadores de Iguatu (CMI), foram definidos os membros de cinco comissões permanentes da casa. A escolha se deu por meio das representações das siglas partidárias que compõem o legislativo neste ano. A base do governo municipal e a de oposição emplacaram vereadores em todos os colegiados.
Duas comissões já haviam sido formadas. Considerada a mais importante da casa, a comissão de Constituição e Justiça (CCJ), responsável por declarar a inconstitucionalidade do projeto ou mandá-lo para votação em plenário, assim como as demais, já estava formada desde janeiro quando foi necessária a deliberação da reforma administrativa do executivo. Os vereadores Pedro Lavor (PSD) (presidente), Diego Felipe (Republicanos) e Rubenildo Cadeira (Republicanos) (membros), formam a comissão.
Conforme o presidente da casa, Marconi Filho (PDT), a deliberação da mesa fica no direcionamento dos nomes. Cada colegiado terá a independência na escolha dos cargos de presidentes e relatores. “A orientação da mesa é que os parlamentares atuem dentro das comissões. Elas têm que mostrar serviço. Vamos elaborar o calendário das reuniões de cada colegiado e relatórios mensais do que foi trabalhado”, afirmou.
Comissões
A comissão de Orçamento, Finanças e Fiscalização também foi formada em janeiro e por Sávio Sobreira (PDT) (Presidente), João Torres (PP) (Relator) e Marciano Macedo (SD) (Membro).
Outras quatro comissões foram formadas, e ainda vão decidir internamente os cargos internos. O colegiado de Educação, Cultura, Desporto, Saúde e Previdência Social tem João Lázaro (SD), Pedro Lavor (PDT) e Marciano Macedo (SD).
A comissão de Assistência Social, Direitos Humanos, Defesa do Consumidor e Desenvolvimento Econômico é ocupada por Rafael Gadelha (PSD), Eliane Braz (PSD) e Louro da Barra (SD). Já os vereadores Diego Felipe, (Republicanos) Zilfran Ferreira (PSD) e Pedro Uchoa (PSB) comandam a comissão de Transporte, Infraestrutura, Desenvolvimento Agropecuário, Meio Ambiente e Turismo.
A comissão de Conselho de Ética foi formada com três titulares: Alysson Barreto (PSD), Pedro Lavor (PSD) e Pedro Uchoa (PSB). Os suplentes Sávio Sobreira (PDT) e Rafael Gadelha (PSD) completam.
Os vereadores Marciano Almeida (PSD) e Lindovan Oliveira (PSB) ainda não compõem nenhuma comissão.
0 comentários