Desde quando foi iniciado o isolamento social mais rígido, em Iguatu, na quarta-feira, 24, que os inspetores da Vigilância Sanitária reforçaram e intensificaram as fiscalizações no município. No primeiro dia, muita gente saiu às ruas, principalmente no centro comercial. Mesmo com acesso ao centro praticamente todo ‘bloqueado’, foi possível registrar muitas filas em bancos, agências lotéricas, correspondentes bancários, supermercados, farmácias e até mesmo em postos de combustíveis.
“Alguns comércios foram advertidos verbalmente. Em caso de reincidência, iremos lavrar o auto de infração, e, dependendo da situação, o proprietário ou gerente do estabelecimento que descumpra o decreto será conduzido até a delegacia de Polícia Civil”, afirmou Samuel Bezerra, coordenador da Vigilância Sanitária de Iguatu.
Ontem, sexta-feira, quando praticamente serviços e comércios, tidos não essenciais nesse período, insistiram em abrir, foram autuados pela Vigilância. “Nossa orientação foi que fechassem, para evitar complicações maiores. Sabemos que todos precisam, têm a necessidade de vender, mas infelizmente esse não é momento. O ideal é que se respeitem os decretos tanto municipal e o do estado”, pontuou Bezerra.
O trabalho da Vigilância Sanitária conta com apoio do Demutran, Guarda Municipal e da Polícia Militar e Civil. “As pessoas não se conscientizam. A gente vê os casos só aumentando. As UTIs em seu limite. Isso é muito ruim e necessário que as pessoas nesse momento fiquem em casa”, comentou o sargento da PM, Renato Oliveira, durante a operação.
O novo decreto municipal autoriza o funcionamento apenas de serviços considerados essenciais: bancos, casas lotéricas, correspondentes bancários, postos de combustíveis. Já supermercados, farmácias, serviços de água e gás só por delivery. Esses segmentos irão reabrir segunda-feira, mas voltam a fechar novamente na terça e quarta-feira. A medida poderá ser prorrogada mediante avaliação técnica sobre a evolução dos números de pessoas contaminadas no município.
0 comentários