Vigilância Sanitária no combate à transmissão do novo coronavírus

08/08/2020

A fiscalização e orientação serão continuadas hoje, sábado, 08, e intensificadas nos próximos dias, em todos os estabelecimentos comerciais, inicialmente do centro da cidade, com relação ao cumprimento dos protocolos de combate à transmissão da Covid-19.

“Essas inspeções são para verificar se as normas estão sendo cumpridas pelos comerciantes. Orientamos donos dos estabelecimentos, comerciários e consumidores. Neste sábado, véspera do Dia dos Pais, vamos intensificar esse trabalho. Tudo isso para evitar a disseminação do novo coronavírus. Nosso município ainda registra óbitos por conta desse vírus. A doença ainda não foi embora, as regras continuam sendo validas. Nós estamos aplicando notificações e advertências paras os comércios que não estão obedecendo a essas regras. Sabemos que o uso de máscara é obrigatório, as lojas devem dispor de álcool em gel ou de pia com sabão para higienização das mãos. Além também de não permitir aglomeração dentro desses locais”, explicou Samuel Bezerra, coordenador da Vigilância Sanitária de Iguatu.

Samuel afirmou ainda que muitos comerciantes resistem às ações de fiscalização por parte do órgão sanitário. “Não vão nos intimidar. Nosso papel é orientar, advertir e se, preciso, notificar e aplicar a sanção, caso seja necessário. A gente pede encarecidamente a compreensão de todos”, apelou o coordenador.

O objetivo é evitar a propagação do vírus para que município reduza números de casos de transmissão- FOTO WB

Ainda de acordo com Samuel Bezerra, o objetivo é evitar a propagação do vírus para que município reduza os números de casos de transmissão, para que Iguatu consiga avançar para as próximas fases de retomada econômica.

Novo decreto no dia 10

Na noite de ontem, sexta-feira, 07, o governador Camilo Santana divulgou nas redes sociais as fases de transição econômica do Ceará. Iguatu, que integra a Macrorregião do Cariri, permanece da fase 1. “Em reunião com o Comitê formado pelos nossos profissionais de Saúde, presidentes do Tribunal de Justiça e Assembleia Legislativa, e Ministério Público Estadual e Federal, avaliamos o cenário da pandemia do coronavírus no Ceará e todas as ações que vêm sendo tomadas. O próximo decreto, que entra em vigor na próxima segunda-feira, 10, manterá as macrorregiões de Saúde nas atuais fases: Fortaleza e municípios da Macrorregião de Fortaleza seguem na Fase 4; Macrorregiões do Sertão Central e Litoral Leste/Jaguaribe na Fase 2; Macrorregião Norte na Fase 2; Macrorregião do Cariri na Fase 1. Nossas equipes continuam fazendo avaliações e mantendo contato com os setores ainda não autorizados ao funcionamento, como eventos, bares e cinemas, analisando caso a caso, para que todas as decisões sejam tomadas de forma segura e responsável, e para que não haja piora do cenário, que vem apresentando avanços semana a semana. Nossa prioridade absoluta será sempre proteger vidas. É fundamental que todos colaborem, sempre usando máscara e evitando aglomerações”, divulgou o governador.

2.058 casos e 53 óbitos

Iguatu, registra 2.058 casos confirmados e 53 óbitos. A morte mais recente em decorrência da Covid-19 foi uma idosa de 67 anos, moradora da zona urbana do município. A taxa de ocupação dos leitos de UTI está em 80%, dos 20 leitos, 16 estão ocupados.

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *