“A extensão universitária no município: desafios e possibilidades” foi o tema do VII Encontro de Integração das Instituições de Educação Superior de Iguatu e Região, que aconteceu, no campus Humberto Teixeira, na quarta-feira, 07. A iniciativa foi da Secretaria Executiva de Ciência Tecnologia e Ensino Superior do Município do Iguatu, vinculada à pasta da Educação, e reuniu representantes das Instituições de Educação Superior da região.
O encontro objetivou aproximar cada vez mais a academia do município de Iguatu, na perspectiva da identificação de espaços e contribuições para o fortalecimento das ações de extensão. Em 2023, um Fórum de Escuta e Mobilização já está em planejamento com a participação das secretarias municipais e extensionistas.
Estiveram presentes diversos dirigentes das Instituições de Educação Superior e Tecnológicas e seus referenciais da extensão, professores e estudantes. “Compreendemos que educação é uma ferramenta indispensável. Importante essa união pois Iguatu agrega uma região que possui potencial de ser maior, e nisso quem ganha é a sociedade. A extensão é um dos pilares da sociedade, queremos fazer mais, pois os pilares de uma sociedade saudável é formação de cidadão”, disse Nathalia Bastos, diretora geral da URCA-Iguatu.
A conferencista do dia foi a professora Dra. Sandra Nancy Ramos Freire, Pró-Reitora de Extensão da Universidade Regional do Cariri – URCA. “A extensão tem por objetivo promover o desenvolvimento social, fomentar ações de extensão que levam em conta os saberes e fazeres populares e garantir valores democráticos de igualdade de direitos, respeito à pessoa e sustentabilidade ambiental e social”, disse Nancy.
“A extensão é um importante espaço de produção, acumulação e disseminação de conhecimentos. Ela se fundamenta em três bases inter-relacionadas: ensino, pesquisa e extensão. A Extensão Universitária é a ação da instituição junto à comunidade que possibilita o compartilhamento, com o público externo, do conhecimento adquirido por meio do ensino e da pesquisa desenvolvidos na instituição”, disse Ivo Ferreira, secretário executivo de ciência e tecnologia.
0 comentários