Nos dois primeiros meses deste ano foi registrado o aumento do número de acidentes no trânsito de Iguatu, principalmente mortes de motociclistas. Diante desse cenário, a Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana e a coordenação do Departamento de Trânsito – DEMUTRAN decidiram intensificar as ações de fiscalização por todo o município e a qualquer horário. O aumento no número de acidentes no bimestre foi de 56% quando comparado ao mesmo período do ano passado.
No comportamento geral do trânsito foi identificado que o excesso de velocidade, o desrespeito à sinalização de trânsito, o uso de bebidas alcoólicas e entorpecentes antes de conduzir o veículo têm sido os fatores que mais contribuíram para os óbitos por acidentes no período. Nesse mês de março, que não entra para o recorte das estatísticas, foram contabilizados nove acidentes com duas vítimas fatais.
Ainda não há justificativa técnica para alta do bimestre, mas, conforme o titular da secretaria Marcos Ageu, os números seguem sendo analisados sistematicamente. “E é justamente isso que pretende o relatório que servirá de auxílio para a Secretaria Municipal de Trânsito ter um melhor entendimento dos acidentes, e assim poder traçar melhores estratégias e ações para um trânsito mais seguro”, disse.
2020
Os órgãos de trânsito em parceria com a Secretaria de Infraestrutura fizeram um relatório sobre os acidentes ocorridos ano passado. Dos 104 acidentes registrados, 21 pessoas perderam a vida. 2020 registrou média de 8 acidentes por mês, de 104 registros. Dezembro foi o mês em que mais ocorreram acidentes, totalizando 18 ocorrências, enquanto que abril, período ainda de início da pandemia e quando a cidade estava em isolamento social mais rígido, foram registrados apenas 2 acidentes.
O dado bimestral foge à regra do que se imaginava, de um cenário de fluxo de veículos nas ruas menor diante do contexto de isolamento social. “Mesmo com menos pessoas, carros e motocicletas circulando pelas vias, a atenção no trânsito e o respeito às leis de trânsito devem ser mantidos para a segurança de todos os cidadãos. Acho que a concentração das pessoas se voltou para outras situações como os cuidados para saúde e houve um relaxamento para outras”, avaliou Ageu.
Dos mais de 50% de acidentes registrados em Iguatu, a Avenida Dr. Carlos Roberto Costa (Perimetral) lidera com 19% do total de ocorrências, seguida pela Avenida Joaquim Ailton Alexandre (Rua do Cruzeiro) com 7%. Ambas são rodovias estaduais, trechos da CE-060. As duas vias registraram 26% dos acidentes totais do município ano passado.
0 comentários