Uma tropa mais qualificada e com profissionais ascendendo na instituição. Foi esse objetivo de mais de 100 militares do 10º Batalhão da Polícia Militar de Iguatu que servem nos diversos quartéis e companhias da área operacional compreendidas por 14 cidades. Eles foram submetidos na terça-feira, 08, e quarta-feira, 09, a testes físicos com o objetivo de avaliar seus potenciais para a profissão, além de contar pontos para futuras promoções previstas na legislação da categoria.
Antes dos testes, muitos dos militares vivenciam uma rigorosa rotina paralela ao trabalho e rigoroso treinamento. “A ação serve de incentivo aos policiais, estimulando-os a se prepararem para as provas bem como para as atividades diárias que necessitam de um preparo físico acima da média”, disse o tenente Hoodson, lotado no RAIO, que foi submetido ao teste físico.
Uma comissão composta por quatro oficiais oriundos da capital desempenhou o papel de aplicar baterias de exercícios físicos (corrida, barras e flexões abdominais) para cerca de 180 servidores, entre policiais feminino e masculino.
Tenente-coronel Farias, presidente da comissão, disse que o momento serve para saber o atual nível da tropa. “É de suma importância a avaliação física dos policiais, não somente para ascensão profissional, mas para o conhecimento do condicionamento físico dos agentes, essencial para o desempenho da atividade”, afirmou.
O evento contou com o apoio do 10º Batalhão Policial Militar, SAMU, Demutran e da Associação das Praças do Estado do Ceará. “O condicionamento físico proporciona bem-estar, saúde física e mental”, disse o tenente-coronel Wagnemberg.
As notas de cada candidato e aproveitamento serão publicados em Boletim do Comando Geral da PMCE. “Mensurar o condicionamento físico da tropa é um procedimento atinente à atividade militar que visa garantir a boa execução do serviço”, pontuou o tenente Colares, atualmente lotado no Regimento de Polícia Montada.
PROERD e Centro Seguro
A Polícia Militar na cidade de Iguatu também esteve em evidência nesta sexta-feira, 11. No Centro Pastoral do Santo Antônio, cerca de 4 mil alunos receberam o diploma de formação do Programa de Resistência as Drogas. Em função da pandemia, a certificação das crianças ocorreu em solenidade virtual assim como foram as aulas. “Um ano de dificuldade, mas mantivemos por meio dos nossos instrutores o compromisso da formação cidadã de uma sociedade futura vacinada contra as drogas”, afirmou o tenente-coronel Oliveira Gonçalves, subcomandante do 10º BPM.
Pensando nas proximidades dos festejos de fim de ano, será lançada no dia 15 (terça-feira) a Operação Centro Seguro. A iniciativa tem por objetivo reforçar a segurança e coibir a criminalidade no Centro de Iguatu e em seu entorno, onde serão realizadas ações policiais ostensivas, prevenindo e reprimindo, caso necessário, delitos, através de ações coordenadas e integradas, aumentando assim a segurança e a tranquilidade da população. “Será mais um ano de reforço com policiais militares, estrategicamente, distribuídos nos principais pontos da área”, adiantou tenente-coronel Oliveira.
Com informações de José William Oliveira Gonçalves, tenente-coronel, comandante do 10° BPM em respondência.
0 comentários