Web Rádio Vila Neuma dá voz à comunidade

01/05/2021

O avanço da tecnologia possibilita e facilita acesso aos meios de comunicação, seja rádio, televisão, jornal, blogs, sites e portais, tudo isso hoje pela internet e, o melhor, na palma da mão, com os telefones mais avançados.

Cada vez mais surgem também nesse meio as webs TV e rádios. Basta fazer uma breve busca para encontrar aplicativos de streaming (tecnologia que envia informações multimídia, através da transferência contínua de dados, utilizando redes de computadores, especialmente a Internet) e as redes sociais com milhares de estações, seja um canal pessoal, comercial ou voltado para divulgar a comunidade. Foi pensando nisso, em dar voz às comunidades periféricas de Vila Neuma, Moura e São Gabriel, que surgiu a Web Rádio Vila Neuma, fundada há três anos, pelo líder comunitário Antônio Pereira da Silva (Antônio Baixinho).

“Nós sabemos que quase todas as pessoas têm um celular. Foi pensando justamente em aproximar mais as pessoas da nossa comunidade através da comunicação, que em criamos a Vila Neuma Web Rádio, há 3 anos. Paramos as ações sociais por conta da pandemia, mas só a situação melhorar vamos dar continuidade aos projetos que a gente desenvolve na comunidade. A rádio veio facilitar mais nossa interação. Antes a gente tinha que sair pelas ruas, mandando recado. Com a rádio, as pessoas já conhecem a programação e estão ligadas no que acontece não só na nossa cidade, mas também na nossa comunidade, que abrange Vila Neuma, Moura e São Gabriel. Esperamos logo fazer programa ao vivo com brincadeiras, com a participação direta das pessoas. É isso que projetamos”, afirmou Antônio Baixinho.

Trabalho social

O canal de rádio acabou ligando muitas famílias da comunidade que têm parentes morando fora. “As pessoas interagem com seus familiares através da rádio. Notas de utilidade pública, reivindicação, nós buscamos dar voz a nossa comunidade. Todos têm acesso. Anunciamos as coisas da comunidade sem cobrar nada. Essa rádio fortalece o trabalho social como as pessoas já conhecem”, destacou Marciana Lopes, integrante da equipe de comunicadores sociais da rádio.

“Funcionando em nosso espaço, a web rádio ganhou um novo estúdio mais espaçoso para o desenvolvimento dos projetos. Dentro das ações, tem também a biblioteca comunitária Francisco Vitor Nunes. Nosso projeto é de expansão para levar entretenimento, cultura e ação social para a própria comunidade. Cada passo da minha vida pública, todos sabem que foi voltado para a nossa comunidade. Tudo que a gente faz é para valorizar nossa comunidade. Esse meio de comunicação é para expressar nossas ideias, aqui a gente recebe denúncias, bate-papo com os ouvintes, toca a música que as pessoas querem ouvir. É impressionante o grande número de pessoas que entram ao vivo”, comemora Baixinho.

Para dar voz às comunidades periféricas de Vila Neuma, Moura e São Gabriel, surgiu a web rádio Vila Neuma –

Parceria e apoio

A web rádio conta com a parceria de profissionais de renome entre eles a nutricionista Gerlândia Chaves, o tenente-coronel Nijair Araújo, além dos desportistas João Ronaldo e Carlos Luciano. “Tive a grata alegria de participar de um programa de esporte aos sábados ao lado do amigo Carlos Luciano. Sem dúvida uma experiência muito válida, até porque levar a informação e em especial uma rádio web, que a internet tem esse poder de levar a voz de um bairro de periferia para o mundo todo. E a importância de uma rádio como essa tem uma relevância muito grande, além de entreter, acaba sendo uma voz para a comunidade. O Antônio Baixinho merece nossos aplausos pela garra e determinação, ideia, acima de tudo se dispor e batalhar para que continue viva e servindo à comunidade”, pondera João Ronaldo da Silva, professor de futebol.

Para escutar a rádio por enquanto é pelo perfil no Facebook pela página Rádio Web Vila Neuma. Por enquanto a transmissão acontece a partir das 15h. Mas outros dois programas irão entrar na grade. A intenção é voltar para os aplicativos de streamings. “Para isso, estamos na luta de patrocínio. Enfrentamos essa dificuldade de apoio financeiro para tocar esse projeto pra frente. Mas graças a Deus que devagar vamos caminhando”, comemora Antônio Baixinho o sucesso do canal de comunicação.

 

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *